O principal portal de acesso à Holambra, visível para quem chega ao município pela rodovia que liga Campinas a Mococa. |
O Clube MP Lafer Brasil anunciou seu próximo passeio anual para a cidade de Holambra, no dia 16 de abril de 2016. Desta vez o site mplafer.net teve participação direta na escolha do local, auxiliando a diretoria da agremiação na organização do evento. Por isso preparamos este pequeno guia para o proprietário de MP Lafer que deseja levar alguém no banco de passageiros para visitar esta encantadora cidade.
A rua turística de Holambra - denominada "Boulevard Holandês" - possui restaurantes, bares, confeitarias e lojas de lembranças, além de boa arborização e uma ciclovia. |
Holambra é uma palavra composta com as iniciais de “Holanda”, “América” e “Brasil” e refere-se a uma Estância Turística do Estado de São Paulo, distante 40 km de Campinas e 130 km de São Paulo capital, sempre por rodovias duplicadas. Sua emancipação ocorreu em 1991, mas a origem do lugar remonta a uma colônia agrícola fundada por holandeses católicos em 1948, após o fim da Segunda Guerra Mundial.
Anualmente ocorre na cidade a maior exposição de flores da América Latina, a Expoflora, porém a Prefeitura tem se esforçado para promover um calendário completo de eventos, atrelado ao Carnaval, Semana Santa e Natal, além de encontros de carros antigos e corridas de tratores. O município conta com uma cervejaria artesanal e boa rede de restaurantes e confeitarias com pratos típicos da Holanda, Bélgica e Alemanha.
Com pouco mais de 13 mil habitantes, a cidade tem severas restrições para construções de alto gabarito. Em linhas gerais são permitidas construções de até dois pavimentos para uso residencial e três pavimentos para atender ao comércio e prestações de serviços, como em várias cidades europeias. Por isso, a edificação mais alta da cidade é justamente o Moinho Povos Unidos.
Nos últimos anos a cidade vem recebendo grandes investimentos privados, com produção de flores utilizando recursos de alta tecnologia e aumento de visitantes nos fins de semana, atraídos pela arquitetura típica dos holandeses, em contraste com o padrão vigente nas cidades de entorno. A malha urbana do município é repleta de praças, lagos e ruas arborizadas.
A Praça Vitória Régia
A intenção do Clube MP Lafer Brasil, nos passeios anuais que realiza para diferentes cidades do interior de São Paulo, é promover a interação dos proprietários de MP Lafer e acompanhantes com os habitantes locais e demais turistas ocasionais. Por isso, a diretoria da entidade, em reunião na Prefeitura de Holambra, solicitou um lugar onde os carros pudessem ser vistos facilmente pelos munícipes, proporcionando, também, acesso fácil dos membros da associação ao comércio local, especialmente no que tange a opções de alimentação.
A melhor opção foi escolhida: a Rua Primavera ao lado da Praça Vitória Régia. Esta via é a junção do Boulevard Holandês com a Alameda Maurício de Nassau, as principais artérias de Holambra. Num raio de 500 metros, facilmente percorridos a pé, é possível conhecer várias atrações, sempre por calçadas arborizadas, amplas e de suave declividade.
As fotos valem mais do que qualquer descrição entusiasmada.
O lago da Praça Vitória Régia, visto a partir do jardim da Confeitaria Holandesa. Os conversíveis do Clube do MP Lafer ficarão estacionados ao longo da margem oposta. |
Vista da Praça Vitória Régia a partir da Rua Primavera, que será reservada pela Prefeitura de Holambra para o estacionamento de MP Lafer no dia 16 de abril de 2016. |
Navegue pelos conteúdos oficiais da Estância Turística de Holambra
Baixe gratuitamente o aplicativo turístico de Holambra em seu smartphone!
O Clube MP Lafer Brasil e o site mplafer.net encorajam o participante do 20º Passeio Anual do MP Lafer a se hospedar em Holambra. Para quem já conhece a cidade, não necessitamos de argumentos, e para quem ainda não conhece este recanto no interior de São Paulo, apostamos que será a primeira de muitas visitas a esta Estância.
Este guia foi escrito por Jean Tosetto com fotos de Horacio Zabala (1), Jean Tosetto (2~5) e Ariel Cahen (6~8). Agradecimentos especiais a Ariel Cahen, do Departamento de Cultura e Eventos de Holambra, e Alessandra Caratti de Wit, do Departamento de Turismo.
Veja também:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.